Carnaval 2024: Confira como será Ensaio Geral em Belo Horizonte

A expectativa é grande para o Carnaval. Belo Horizonte, onde a folia se agiganta a cada ano, pelo visto, vai entrar em uma nova fase: a profissionalização da festa. A nova sonorização é uma das principais reivindicações dos grandes blocos. E ela chega com a torcida de milhares de foliões para que dê certo. Confira o que vai rolar no Ensaio Geral do blocos de rua de BH!  

A concentração dos blocos será na avenida dos Andradas, número 4000, com dispersão na altura do  3.500. O ensaio geral acontece nos dias 13/01 e 14/01, das 10h às 20h. O Governo de Minas vai investir R$ 4,5 milhões na nova sonorização.  

As chamadas “Avenidas sonorizadas” terão trio elétrico que atenderá a todos os blocos do trajeto. Isso tende a diminuir os impactos de deslocamento e os atrasos, velhos conhecidos dos foliões. Na avenida Andradas, corredor escolhido para o ensaio geral, haverá torres, instaladas a cada 30 metros, com o objetivo de amplificar o som em todo o percurso do desfile. 

Os trios elétricos disponibilizados para a avenida serão mais baixos, desta forma, a regência da bateria ficará mais próxima do batuque, além da própria banda. Técnicos irão monitorar a qualidade som e o volume em uma central. 

Pelo menos 24 blocos participarão do evento-teste. Os seguintes grupos já foram confirmados e cada um poderá convidar outros dois para o ensaio: Angola Janga, Baianas Ozadas, Bloco da Esquina, Então Brilha, Havayanas Usadas, Seu Vizinho, Truck do Desejo e Volta Belchior. O bloco Alcova Libertina também irá desfilar na avenida dos Andradas no Carnaval. Contudo, ele não participa do ensaio geral, pois não tem bateria. 

O evento vai provocar uma mudança de trânsito na região. Acesse o site da Prefeitura de BH e confira o que irá mudar durante o Ensaio Geral.