Em algumas partes do mundo, a morte é celebrada, festejada, torna-se alegre. Tem música, bebida, comida e dança. A Casa Fúnebre, no bairro Saudade, vai encerrar sua trajetória desta forma no próximo fim de semana (16/03 e 17/03). Inaugurado em 31 de outubro de 2021, o lugar abriu as portas para ser, além de bar, a sede do Bloco Fúnebre, fundado há 13 anos. “Tomamos um susto danado”, diz Leo Lima, um dos três sócios do estabelecimento, ao comentar sobre como receberam a notícia da proprietária do imóvel, dizendo que não iria renovar o aluguel.
Como a notícia pegou a todos de surpresa, agora a ideia é investir tempo e energia para os aspectos formais da entrega do imóvel. Contudo, engana-se quem pensa que esse será o sepultamento definitivo da Casa (por mais contraditório que essa frase possa soar). “Queremos buscar um novo espaço, mas por enquanto a situação exige que façamos essa pausa”, diz Leo.
Como qualquer trajetória de sucesso, o legado existe. O lugar escancarou as portas para que blocos de rua pudessem ensaiar os seus cortejos e realizar suas festas. Em dois anos, pelo menos 68 blocos pousaram na Casa Fúnebre. “Nós acabamos mudando a política de locação para eventos e ensaios de carnaval. Não cobrávamos o aluguel e ainda oferecíamos parte da renda obtida com a venda de bebidas e comida para fortalecer os grupos.
Em apenas dois anos de história, o lugar coleciona muitas memórias. Enquanto isso, o que fica é a saudade e a vontade de “bebemorar” a morte da Casa Fúnebre. Que seja breve!
Programação Despedida da Casa Fúnebre
16/03 (sábado)
14h- Abertura
15h- Dirty Socks
16h-Garagem Dinossauro
17h-Bloco Fúnebre
18h-Bloco Abalachita
19h-Coco da Gente
20h-Desejo Terrível
21h-Bloco Eleganza
17/03 (Domingo)
14h-Abertura
15h- A Roda
16h-Skanastra
16h30-Belina Orkestar
17h30-Terno do Binga
18h30-Bloco Tropicalize
19h30-Circo Gamarra
20h- Humaitá
21h-Leo e Flá feat Abalô+Lavô
21h30- Dj JJBZ