
Quando os construtores pisaram no antigo Arraial Curral Del Rey com a função de transformá-lo na futura capital mineira, eles encontraram 200 casas simples, conhecidas como cafuas, além de oito ruas, dez becos e apenas duas praças. A informação está no livro “Belo Horizonte: do Arraial à Metrópole – 300 Anos de História”, de José Maria Rabelo. Prestes a completar 126 anos em dezembro, BH registra 11.711 ruas, 853 praças, 2720 becos e 487 bairros, conforme o portal BH Geo, da Prefeitura de Belo Horizonte.
A cidade foi inaugurada com toda pompa em 1897. Entre 1899 e 1900, a administração municipal da época já comemorava a expansão da cidade. Os registros integram o documento intitulado “Mensagem ao Conselho Deliberativo da Cidade de Minas pelo Prefeito Dr. Bernardo Pinto Monteiro (1900)”.
Como a demanda era transferir a capital do estado para BH, o jeito era adequar o lugar para tal. Foi preciso, de cara, que alguns proprietários de imóveis em Ouro Preto e funcionários do estado tivessem um canto para chamar de seu.
Assim, 178 lotes foram concedidos para essas pessoas. Conforme o documento, apenas 8 lotes foram direcionados a moradores do antigo arraial no período citado. Outros 178 lotes tanto na área urbana (dentro do perímetro da atual avenida do Contorno) e suburbana (fora do perímetro da Contorno) foram vendidos.